Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na intersecção de duas importantes vias do nordeste de Madri, um local adequado para que nosso cliente implantasse seus escritórios centrais.
O edifício precisava ser singular e com expressividade suficiente para representar a empresa.
A dificuldade residia no formato triangular do terreno e no desnível existente entre as duas vias. Os recuos perimetrais produzem um espaço muito estreito, o que faz a distribuição da circulação muito complicada. A isso se une uma capacidade de construção muito baixa comparada ao volume máximo permitido.
Com essas premissas planejamos o projeto como um navio com três proas, de forma que cada esquina do mesmo funcionasse como um elemento claramente identificável. Assim, estabelecemos a fachada no cruzamento das ruas, que é a mais sóbria e regular. Na esquina do lote com a via superior, está a escada em balanço como protagonista. Na esquina da rua inferior, que é mais irregular, estão os balanços do terraço e a chegada da escada.
Optamos por implantar a escada no exterior e introduzir intervalos que geraram terraços escalonados no volume na parte lateral do terreno, permitindo, assim, a criação de aberturas orientadas à luz e à vista panorâmica. A resolução de lajes tão irregulares se da através de uma estrutura reticulada de concreto armado.
O edifício resulta da extração de peças sólidas do volume, com as fachadas no exterior acabadas com painéis compostos, e, para algumas fachadas "escolhidas", com revestimento em chapa dobrada, com a visão de alguns elementos em cor laranja para acentuar as aberturas.
Em alguns dos terraços inferiores dispôs-se uma estrutura que fica como uma reminiscência do volume subtraído.
A escada atua como elemento estrutural já que o guarda-corpo é uma treliça que serve de suporte ao edifício.